INSCRIÇÕES PARA AS REUNIÕES

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

COISAS DA VIDA

Quando criança eu achava muito interessante e também intrigante saber que mesmo quando eu não estava em determinado lugar, tudo ali continuava a ter vida. Não que eu tivesse a pretensão de imaginar que o Universo estava associado a mim, mas a questão era: como tudo poderia ter vida em vários lugares e ao mesmo tempo?

Era inquietante saber que eu sairia de um lugar e quando voltasse tudo poderia estar diferente, coisas de criança...

O tempo foi passando e me mostrando que tudo acontece por existir uma Força que tem as suas próprias leis e age no Universo, independente do nosso querer; seus princípios são iguais para todos e age sobre cada um sem se importar com camada social, religião, raça, crença... O incrível é que por mais que a ciência avance, pouco se conhece sobre este sistema e o homem não consegue interferir, nem burlar.

Percebi que o Universo está constantemente em equilíbrio, nós é que nos desequilibramos quando entramos na ilusão de querer que Ele aja de acordo com as nossas vontades, quando imaginamos os outros conforme nossos sonhos e ficamos sempre na ilusão de que eles serão aquilo que gostaríamos, sem nos darmos conta que cada ser humano é impar.

E vem mais desilusões quando idealizamos nossos pais, filhos, maridos, esposas, como nosso porto seguro, assim nos agarramos a eles sem perceber que com isso estamos decretando mais sofrimento em nossas vidas por fazermos deles nossas muletas de sobrevivência.

Aprendi que devemos eliminar pensamentos autodestrutivos que cerceiam nosso desenvolvimento e que só atitudes no bem fazem bem.

E assim sigo aprendendo a caminhar dentro do fluxo do Universo, algumas vezes errando, outras acertando, mas prosseguindo sempre.

Descobri que incertezas são as únicas certezas que encontramos na vida, o que nos impulsiona a desenvolver a nossa segurança interior. Para isso, além de estarmos sintonizados com as Forças Universais, precisamos estar centrados em nossa alma, pois é ela que nos sinalizará o rumo certo a seguir. E só assim conseguiremos trilhar os caminhos incertos da vida com a segurança de um sábio.


E fui me conscientizando de que a maior fonte de segurança está dentro de nós, na fé que desenvolvemos na Vida e na confiança que depositamos em nós; e que é utopia querermos uma vida baseada em seguranças e certezas externas.

O que é “segurança” senão uma corrente que nos colocamos para ficarmos presos ao passado? Mesmo causando dor e sofrimento, acreditamos que por ser conhecido é melhor nos segurarmos nele do que nos lançarmos ao novo, pois esse possui o risco do desconhecido. E continuamos a viver uma vida medíocre sem perspectivas e oportunidades.

E o que é oportunidade senão o desconhecido de mãos dadas com o novo? Se estivermos com nossa atenção voltada ao passado, nos segurando no velho conhecido, como poderemos enxergar e nos lançarmos para as novas oportunidades?!!!

Não existem garantias para o amanhã e independente da nossa vontade tudo muda, graças a essa Força do Universo, por isso:

  • Quanto mais incertezas, mais oportunidade de crescimento e aprendizado; 
  • Quanto mais assumirmos riscos, mais aprenderemos a nos desapegar de situações, coisas, pessoas e nos tornaremos cada vez mais livres;
  • Quanto mais caminharmos rumo ao desconhecido, mais ampliaremos nossos horizontes.

E finalmente me dei conta de que quanto mais agirmos conectados com as Leis Universais, mais desfrutaremos das infinitas possibilidades de realizações, mais próximos estaremos de nós mesmos e de nos tornarmos felizes.


Vera Baptista da Assumpção (http://www.verapsicanalista.com.br/)

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Vera. Muito lindo, sempre nos mostrando e nos encoranjando para vida.

Abraços

Everton Bessa Muzetti

Cris Loiola disse...

Muito bom. Meus parabéns,Vera!

Beijos,
Cris Loiola

Anônimo disse...

Texto maravilhoso! Bem objetivo e cheio de sabedoria. Parabéns!

Luiz Henrique (Rique)