INSCRIÇÕES PARA AS REUNIÕES

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Não peça conselhos aos seus medos


Perguntaram de uma feita a George Patton, o destemido general da Segunda Grande Guerra, se alguma vez sentiu medo antes de uma batalha.

- Sim, respondeu, muitas vezes sentia medo antes de entrar num combate importante e, não raro, durante o próprio combate. Mas, acrescentou, “eu jamais peço conselho aos meus medos”.

Se você experimentar sentimentos de insucesso – medo e ansiedade – antes de algum empreendimento importante, como vez ou outra acontece a todos nós, isso não deve ser considerado como “sinal infalível” de que você vai fracassar. Tudo depende de como você reagirá a eles, e de que atitudes tomará. Se lhes ouvir, obedecer e “pedir conselho”, você provavelmente fracassará. Mas não é necessário que tal aconteça.

Primeiro de tudo é mister compreender que os sentimentos de fracasso – medo, ansiedade e falta de confiança – não tem origem num oráculo divino. Nem estão escritos nas estrelas. Não são algum testamento sagrado. Nem constituem indicação de um destino rígido e inamovível, a significar que o malogro está decretado e decidido.

Eles nascem em sua própria mente. Indicam apenas quais são suas atitudes mentais – não os fatos exteriores que estão articulados contra você.

Significam que você está subestimando sua capacidade, superestimando e ampliando as dificuldades que o defrontam, e reativando lembranças de fracassos em vez de memórias de êxitos passados. Não representam a verdade quanto a acontecimentos futuros, mas apenas sua própria atitude mental a respeito desses acontecimentos.

Sabendo isso, está em seu poder aceitar, ou rejeitar tais sentimentos de insucesso, obedecer-lhes e pedir-lhes conselho, ou, pelo contrário, ignorar-lhes as recomendações e ir avante.

Livro: Liberte sua personalidade – Maxwell Maltz

Nenhum comentário: