INSCRIÇÕES PARA AS REUNIÕES

terça-feira, 9 de julho de 2013

Aceitação


Toda mudança interior efetiva passa pelo processo de análise, aceitação e ação.

A aceitação é a ponte que leva da meditação para a concretização da transformação.

Quando tomamos consciência de que aqueles padrões que outrora elegemos não estão mais nos fazendo bem e precisam ser alterados entramos na aceitação. E a transformação acontece quando mudamos nossos valores e sentimentos.

Partindo deste princípio todas as pessoas podem modificar seu próprio rumo e transformar sua maneira de ser para melhor viver, porque este processo depende única e exclusivamente de cada um.

Temos a tendência de culpar o exterior, julgando que se tudo fosse diferente nós estaríamos melhor, seriamos mais felizes... Avaliamos tudo em função do que enxergamos ao nosso redor, imaginamos como gostaríamos que fosse e assim vivemos na ilusão das nossas vontades imediatistas e do que idealizamos de pessoas e situações. 

Mesmo que não seja do nosso agrado aceitar nossos defeitos, as pessoas como elas são e as situações como elas se apresentam, é uma atitude de sabedoria que nos evita muitos sofrimentos.

Muitas pessoas acreditam que aceitar é acomodar, ser permissivo, ou indiferente. Também não quer dizer que partilho do mesmo ponto de vista do outro, que estou de acordo com a situação como se apresenta, ou do modo de ser e das ações das pessoas.

Aceitar é admitir para nós os nossos pontos fracos, mesmo que abale o nosso ego; é reconhecer e respeitar que cada pessoa tem a sua forma própria de ser, mesmo que seja contrária aos nossos pontos de vista; que cada situação se apresenta de acordo com a necessidade do momento, mesmo que frustrem nossas expectativas.

Muitos de nós nascemos, vivemos e morremos sem nos conhecermos e na ilusão de que existe só o que nossos olhos conseguem alcançar e a nossa inteligência consegue assimilar. Por isso é tão difícil aceitar o diferente, o que nos incomoda, ou o que nos foge a compreensão.

É importante observar que o fato de pessoas, situações ou coisas nos afetarem é porque algo dentro de nós precisa ser avaliado, entendido e modificado, e não a situação externa.

 O poder da transformação está em cada um, somos nós que mudamos a própria realidade e só nós damos permissão ou não para que os fatos nos afetem. Com estas atitudes eliminaremos outras como ficar estagnado se lamentando, queixando, maldizendo, ou vitimizando-se sem tomar qualquer ação que nos auxilie na superação.

Entender que o processo de viver bem e ser feliz depende de nós mesmos e não dos outros é um  grande passo para as nossas conquistas.  Esperar que os outros tragam a felicidade para nós é perda de tempo.

Todos nós estamos caminhando para uma evolução constante e a base de tudo é reconhecer e aceitar que somos seres passíveis a erros e acertos, temos pontos a melhorar mas também temos muitos outros que podem nos sustentar. 

A paciência e a humildade são os sustentáculos da aceitação, da mesma forma que sem a coragem e a perseverança não existe transformação.

Aceite ter atitudes prósperas, independente do que você esteja passando ou da realidade adversa que você tenha criado. Assim vai perceber que a sua realidade se modifica de acordo com os seus pensamentos, atitudes e ações.

Aceite ser feliz, opondo-se a tudo o que possa te trazer sentimentos contrários e irá perceber que quando está no bem tudo corre de forma mais produtiva.

Aceite conquistar seus objetivos com pensamentos otimistas e ações edificantes, assim trilhará o caminho do sucesso e das grandes realizações.


Vera Baptista da Assumpção 24/02/2013

Nenhum comentário: