INSCRIÇÕES PARA AS REUNIÕES

terça-feira, 22 de março de 2016

Vamos vencer o medo?

Será que o medo nos permite sermos felizes? Será que a nossa alma, mais tarde não nos cobrará pelo marasmo que transformamos a nossa existência por meio de uma depressão, síndrome do pânico ou qualquer outra forma que ela ache por bem nos conduzir para que despertemos? O medo é parte nossa que quer bloquear nosso novo caminho. Se dermos valor a ele, estaremos perdidos, pois passaremos uma vida de desprezo e conformação. Desprezo por nós mesmos, por não termos tido a coragem de afrontá-lo.

A aceitação é o primeiro passo para a transformação, enquanto não aceitar a si mesmo, as pessoas e a vida como são, teremos dificuldades em prosseguir. Aceitar significa compreender que temos nossos pontos fortes e fracos e que estamos sujeitos a acertos e erros, que as pessoas e os fatos são da forma que são, mas podemos agir no presente para transformar a nossa vida. Se não fizermos isso, estaremos ouvindo o nosso lado medroso e resistindo. A resistência só traz angústia e sofrimento, por tudo o que temos potencial de fazer, mas resistimos.

Então, quando vemos outros fazerem, se desenvolverem e se realizarem fica em nós a sensação de vazio, quase um desespero. Então, projetamos tudo o que está no nosso interior para fora, achando que os outros é que são responsáveis por esses sentimentos, que eles precisam fazer algo para nos aliviar. Mas tudo isso é nosso e ninguém pode fazer nada, só nós somos responsáveis pela nossa vida, nossos sentimentos, nossas emoções, nossas doenças, nossos sucessos e nossos fracassos.

Só conseguiremos nos sentir bem se cultivarmos este bem em nosso interior, caso contrário não sentiremos, mesmo que os outros nos desejem ou tentem nos fazer o bem. Mais cedo ou mais tarde perceberemos que tudo está em nós e que só depende de cada um. Vamos exercitar tomarmos posse da nossa vida, assumindo nossas decisões, sem a preocupação se as pessoas irão nos criticar ou nos exaltar. Se der certo temos o mérito, se não der buscamos novas alternativas e continuamos a busca constante, nos permitindo vivenciar as oportunidades sem a expectativa da perfeição, mas sim do aprendizado.

Esta atitude de otimismo e humildade nos dá um alívio, uma sensação de poder pessoal inexplicável. Quando mudamos a nossa percepção e a forma de pensar , conseguimos mudar tudo dentro de nós. Acredite em você! Só você sabe o que lhe importa, pois lhe faz bem e só você consegue sentir esse bem.


Por: Vera Baptista da Assumpção

Master Mentora e Coach, Psicanalista, Palestrante, Escritora,
Consultora Organizacional em Desenvolvimento e Gestão de 
Pessoas

Nenhum comentário: