INSCRIÇÕES PARA AS REUNIÕES

sexta-feira, 5 de abril de 2013

QUANDO AS COISAS DÃO ERRADO...

Desde que nascemos não somos capazes de imaginar tudo o que a vida irá nos proporcionar.

Precisamos a partir de então nos prepararmos para saber aproveitar todas as oportunidades que advém no dia a dia e encarar todos os desafios que surgirem.

Tem ocasião em que a nossa chance de crescimento, de conquista e até mesmo de nos safarmos de algum enrosco está na situação que a nosso ver “deu errado”, pois às vezes o que pensamos que “ deu errado” é o que “deu certo”, embora pareça antagônico.

O problema é que só vemos como oportunidade aquilo que “deu, ou pode dar certo”, a partir do nosso ponto de vista.

Vivenciei certa vez uma situação dessas... Estava interessada em prestar consultoria em treinamento para uma determinada Organização. Consegui agendar reuniões com o gestor responsável pela área e negociamos o inicio do projeto. Tudo praticamente pronto para começar quando recebi um e-mail deste mesmo gestor pedindo desculpas e avisando que a consultoria estava suspensa por tempo indeterminado.

Fiquei chateada na ocasião e me perguntando o que poderia ter ocorrido para não ter dado certo dessa forma tão inexplicável, mas há algum tempo tenho comigo de não perder tempo chorando pelo “leite derramado” e prossegui em outras oportunidades.

Passou-se algum tempo e nas voltas que a vida dá encontrei, em um restaurante, o gestor daquela empresa. Ele se apressou em vir conversar comigo, pediu desculpas pelo ocorrido, porque naquela época ele não podia dar muitas explicações, por isso enviou o cancelamento da consultoria por e-mail.

O fato é que na mesma semana em que iríamos iniciar o trabalho foi descoberto um desfalque de material e dinheiro na organização. E pelo que foi constatado o valor era significativo, então todos os funcionários e os prestadores de serviços terceirizados passaram a ser suspeitos e factíveis de investigações. Então, neste momento, cessaram todos os processos de contratações pela empresa. Não preciso dizer que isto causou um transtorno muito grande para essas pessoas e por pouco eu também estaria incluída.

Neste momento caiu a ficha do quanto eu havia sido protegida pela Divindade, se eu já houvesse iniciado o trabalho quanta dor de cabeça teria passado, como ocorreu com as outras pessoas contratadas, que mesmo sem ter ligação com a situação tiveram que passar por constrangimentos até descobrirem os culpados, conforme relato do gestor.

Então pude perceber que o que parecia ter “dado errado” é o que havia “dado certo”. Sem contar que logo em seguida consegui fechar um ótimo contrato com outra empresa .

Desde este dia penso e avalio muito para dizer se algo realmente deu errado e sempre olho para o campo do aprendizado.

Quando as coisas parecem dar errado muitas vezes nos sentimos perdidos, mas pode acreditar que não está, a resposta nem sempre vem de imediato e o aprendizado também nem sempre é tão claro. A paciência será a chave da sabedoria, que nos levará até a resposta e ao entendimento necessário. No imediatismo vemos sempre com os olhos da desesperança. Opte sempre pelo otimismo e por continuar buscando e criando novas chances.

A vida sempre nos traz exercícios diários através dos desafios, o grande lance é como vamos encará-los, se com a lente do transtorno ou da oportunidade. A partir desta decisão o resultado já se define.

Se encararmos como um transtorno, seremos levados a sentimentos e atitudes de pessimismo e estagnação e o resultado tenderá ao fracasso e a frustração. Se encararmos pelo lado da oportunidade criamos otimismo e determinação, a tendência será de realizações e aprendizados, pois até o “não dar certo” servirá positivamente para nós.

E para finalizar quero dividir com vocês uma mensagem de uma escritora que admiro muito:

“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.” – Cora Coralina


Vera Baptista da Assumpção (http://www.verapsicanalista.com.br/)

Nenhum comentário: