INSCRIÇÕES PARA AS REUNIÕES

segunda-feira, 28 de março de 2016

Oração da Serenidade


Concedei-me, Senhor,
A serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não posso mudar,
A coragem para mudar aquelas que posso
E a sabedoria para saber discernir entre as duas.
Vivendo um dia de cada vez,
Desfrutando um momento de cada vez,
Recebendo as dificuldades como um caminho para a paz,
Aceitando este mundo cheio de pecados como ele é, assim como fez Jesus, 
E não como eu gostaria que fosse;
Confiando que o Senhor fará dar certo,
Se eu me entregar à Sua vontade;
Pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida
E supremamente feliz ao Seu lado na eternidade. 

Amém.

Por: Autor Desconhecido

terça-feira, 22 de março de 2016

Vamos vencer o medo?

Será que o medo nos permite sermos felizes? Será que a nossa alma, mais tarde não nos cobrará pelo marasmo que transformamos a nossa existência por meio de uma depressão, síndrome do pânico ou qualquer outra forma que ela ache por bem nos conduzir para que despertemos? O medo é parte nossa que quer bloquear nosso novo caminho. Se dermos valor a ele, estaremos perdidos, pois passaremos uma vida de desprezo e conformação. Desprezo por nós mesmos, por não termos tido a coragem de afrontá-lo.

A aceitação é o primeiro passo para a transformação, enquanto não aceitar a si mesmo, as pessoas e a vida como são, teremos dificuldades em prosseguir. Aceitar significa compreender que temos nossos pontos fortes e fracos e que estamos sujeitos a acertos e erros, que as pessoas e os fatos são da forma que são, mas podemos agir no presente para transformar a nossa vida. Se não fizermos isso, estaremos ouvindo o nosso lado medroso e resistindo. A resistência só traz angústia e sofrimento, por tudo o que temos potencial de fazer, mas resistimos.

Então, quando vemos outros fazerem, se desenvolverem e se realizarem fica em nós a sensação de vazio, quase um desespero. Então, projetamos tudo o que está no nosso interior para fora, achando que os outros é que são responsáveis por esses sentimentos, que eles precisam fazer algo para nos aliviar. Mas tudo isso é nosso e ninguém pode fazer nada, só nós somos responsáveis pela nossa vida, nossos sentimentos, nossas emoções, nossas doenças, nossos sucessos e nossos fracassos.

Só conseguiremos nos sentir bem se cultivarmos este bem em nosso interior, caso contrário não sentiremos, mesmo que os outros nos desejem ou tentem nos fazer o bem. Mais cedo ou mais tarde perceberemos que tudo está em nós e que só depende de cada um. Vamos exercitar tomarmos posse da nossa vida, assumindo nossas decisões, sem a preocupação se as pessoas irão nos criticar ou nos exaltar. Se der certo temos o mérito, se não der buscamos novas alternativas e continuamos a busca constante, nos permitindo vivenciar as oportunidades sem a expectativa da perfeição, mas sim do aprendizado.

Esta atitude de otimismo e humildade nos dá um alívio, uma sensação de poder pessoal inexplicável. Quando mudamos a nossa percepção e a forma de pensar , conseguimos mudar tudo dentro de nós. Acredite em você! Só você sabe o que lhe importa, pois lhe faz bem e só você consegue sentir esse bem.


Por: Vera Baptista da Assumpção

Master Mentora e Coach, Psicanalista, Palestrante, Escritora,
Consultora Organizacional em Desenvolvimento e Gestão de 
Pessoas

segunda-feira, 14 de março de 2016

Medo: você está preparado para lidar com ele?


Fomos criados numa sociedade onde o medo tem um lugar de destaque tão representativo que chega a ser um modo de vida para algumas pessoas, talvez até inconsciente. O medo possui muitas facetas, podendo se manifestar de diversas formas, e muitas vezes nem percebemos que estamos sendo movidos por ele. A preocupação, o nervosismo e a insegurança são algumas delas. Sem contar as nossas aflições, ansiedades e ciúmes, que se formos avaliar estão totalmente fundamentados no medo, é só refletir.

O pior é que deixamos de fazer tantas coisas que nos beneficiariam e ficamos aprisionados a esta sensação danosa, porque o medo na sua essência não passa de uma impressão. Assim sendo, não ousamos buscar novas alternativas, vamos sempre pelo conhecido. O resultado é uma vida cheia de “mesmices”, desencantos e frustrações. Quem tem medo e o cultua não consegue ir à lugar algum.

O medo é normal, desde que não interrompa o caminho do seu desenvolvimento. Se nos permitirmos ficar paralisados, no futuro virá o arrependimento por não nos termos dado a chance de vivenciar as novas situações que se apresentaram. Todas as oportunidades que surgirem nós as abandonaremos em nome de algumas das faces do medo. Então continuaremos sempre nesta vida limitada e sem horizontes.

Por: Vera Baptista da Assumpção 

Master Mentora e Coach, Psicanalista, Palestrante, Escritora, 
Consultora Organizacional em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas