INSCRIÇÕES PARA AS REUNIÕES

terça-feira, 30 de julho de 2013

REUNIÃO - TEMA: RELACIONAMENTOS - 13 E 27 DE MAIO 2013

MINISTRADO POR:

- VERA BAPTISTA DA ASSUMPÇÃO - PSICANALISTA E PRACTITIONER EM NEUROLINGUÍSTICA

- ROSIRIS NELEIRO MARTINS - PROFESSORA DE HATHA YOGA E MEDITAÇÃO

DEPOIMENTOS DE ALGUNS DOS PARTICIPANTES:

"Ter participado do grupo sobre relacionamentos, foi mais um passo que dei rumo a minha evolução como ser humano. As dificuldades do dia-dia com "o lidar com pessoas", são muitas e com o treinamento, fez-me olhar para algumas coisas que estão no meu intimo e que precisam ser trabalhadas por mim, preciso tomar atitudes. O treinamento fez-me pensar bastante na individualidade das pessoas que fazem parte do meu dia-dia e até das pessoas que passam rapidamente por minha vida. Um grande abraço e parabéns pelo trabalho de ajuda ao próximo."

Silmara Frari

"…fui em apenas 2 reuniões, que para mim já valeu muito, fiquei muito satisfeita. Já estou percebendo algumas mudanças no meu comportamento e agora sim sinto que as situações vão se ajeitando de uma forma que sinto-me melhor. Quando você fala que devemos nos posicionar por algumas vezes eu me posicionei, porém hoje vejo que foi de maneira errada, e a maioria das vezes eu ficava quieta para não arrumar confusão, porque algumas pessoas do qual eu convivo são pessoas de genio muito difícil, e gente assim além de estar errados ainda querem ganhar no grito, por isso eu ficava na minha porque detesto situações constrangedoras. Eu já estava em processo de amadurecimento, agora com 2 reuniões, graças á Deus foi um grande empurrão para eu proceder de maneira correta. 

… o meu muito obrigado!!!!! fique com DEUS!!!!"

Ana Maria Roque

"Veja só, de repente me pego agradecendo a DEUS por tudo o que ele tem me presenteado. Todos nós passamos por mudanças, experiências etc.. DEUS tem colocado pessoas que tem tido papel primordial. Quando comecei a frequentar as reuniões, não imaginava me sentir tão bem. Sobre ao tema relacionamentos, veio de encontro com minhas dúvidas porque engloba todo tipo de relacionamentos. È uma reunião que gosto de interagir por ser dinâmica. Trocamos informações. A parte onde pude entender que que não podemos deixar as pessoas mandarem em você, criarem uma vida pra você, temos a obrigação de sermos nós na concepção de sua própria essência( natureza) è descobrir que você por si só BASTA. Temos que deixar fazer parte o que acrescenta, ao nível de evolução espiritual, de respeitarmos o OUTRO como ele(a) é. De descobrir ao longo da vida que nascemos para sermos felizes, e que a tristeza é fruto colhido de decisões errôneas ou não.Sorrir e ser verdadeira é meu lema.Gosto muito do trabalho que desenvolve, e acredite tem feito diferença em minha vida."

Tiva Dias

"Eu adorei os encontros sobre ''Relacionamentos''. Me fizeram refletir bastante sobre meus relacionamentos,e ao término do encontro fiquei mais leve. Conheci novas pessoas.Melhorou meu astral!! Adorei ,e quero participar dos próximos encontros!!!! Bjão"

Milena Melo

"A reunião sobre relacionamento me fez abrir horizontes, me deu novas ideias de me relacionar melhor e além de tudo compreender as pessoas que estão ao meu redor, entender cada um como ser humano único me fez enxergar melhor como viver com mais segurança, adorei essa reunião, se tivesse outra iria outra vez."

Rosângela Ferreira 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Autocrescimento e Autoconhecimento

Expandir nossos horizontes, criar novas perspectivas, obter sucesso e realização nos diversos campos da vida é o que de alguma forma buscamos habitualmente. 

O primeiro passo para estas conquistas é conhecer a si mesmo, suas capacidades e seus limites. 


Ampliar a percepção de si é fator preponderante para identificar e superar seus pontos fracos, bem como potencializar suas qualidades. Assim, promover o autodesenvolvimento, possibilitando suas conquistas e realizações. 

Em nosso cotidiano sempre surgirão situações adversas, o problema não está com o que nos acontece, mas como recebemos e encaramos estes acontecimentos, e as atitudes que tomamos em relação a eles.

Permitir-nos ficar arrasados porque não aceitamos tais fatos, ou ainda, por não sabermos lidar com eles, não nos levará a nenhum caminho de superação, esta postura não é solução para nada, nos tornamos mais infelizes, desalentados e fracos.

Uma ou mais destas situações martelando em nossa mente pode nos conduzir ao pânico, depressão, estresse, enfermidades diversas...

Ser um vencedor se torna impossível para quem não se sente merecedor do sucesso, não reconhece seu próprio valor, cultua a derrota e o pessimismo.

Para recuperar e manter a nossa saúde psíquica e emocional é importante atuarmos com boa vontade e determinação em nós mesmos; desenraizar os pensamentos que nos levam a emoções e atitudes maléficas e que tanto nos prejudicam; buscar elaborar e manter pensamentos otimistas e benéficos, assim elevamos nossa qualidade de vida e a saúde física também melhora como consequência, porque não se soluciona tratando o efeito se a causa não for erradicada. Por isso o sábio ditado -“Mente sã, corpo são”. 

A conquista de uma vida saudável está diretamente ligada ao desenvolvimento do nosso sustentáculo interior, proveniente de valores, pensamentos e atitudes que nos elevem, criando uma base forte para estarmos em condições de tomar as decisões necessárias sem chegar a nos desestruturarmos emocionalmente.

Baseado no exposto, o Grupo Arco Iris reiniciará suas atividades em março/2013, em um novo formato de reuniões.

Oferecerá aos participantes subsídios voltados ao autoconhecimento e autodesenvolvimento, que os ajudará a ampliar seus horizontes e fortalecer o poder pessoal. Influindo na recuperação, ou na manutenção da saúde emocional. 

Praticar e obter resultados importantes depende do bom ânimo, determinação, paciência e persistência de cada um. A “Transformação” não se obtém através de um milagre que muda tudo num piscar de olhos, é fruto de novas atitudes que para serem incorporadas devem ser entendidas, aceitas e praticadas diariamente com disciplina, de forma constante, consciente e responsável.

Os 7 Passos do “Grupo de Auto Ajuda APOIAR”, também serão abordadas em nossos encontros. 

As reuniões serão quinzenais e cada grupo participará das duas reuniões baseadas no tema específico daquele mês. Aceitamos sugestões de temas para serem inseridos em nossos encontros.

Os grupos serão formados mensalmente de acordo com os inscritos. As vagas são limitadas, por isso as inscrições deverão ser feitas com antecedência.


Para mais informações:

www.equipearcoiris.blogspot.com.br
equipe_arcoiris@yahoo.com.br

Vera Baptista da Assumpção - 19/01/2013

terça-feira, 9 de julho de 2013

Aceitação


Toda mudança interior efetiva passa pelo processo de análise, aceitação e ação.

A aceitação é a ponte que leva da meditação para a concretização da transformação.

Quando tomamos consciência de que aqueles padrões que outrora elegemos não estão mais nos fazendo bem e precisam ser alterados entramos na aceitação. E a transformação acontece quando mudamos nossos valores e sentimentos.

Partindo deste princípio todas as pessoas podem modificar seu próprio rumo e transformar sua maneira de ser para melhor viver, porque este processo depende única e exclusivamente de cada um.

Temos a tendência de culpar o exterior, julgando que se tudo fosse diferente nós estaríamos melhor, seriamos mais felizes... Avaliamos tudo em função do que enxergamos ao nosso redor, imaginamos como gostaríamos que fosse e assim vivemos na ilusão das nossas vontades imediatistas e do que idealizamos de pessoas e situações. 

Mesmo que não seja do nosso agrado aceitar nossos defeitos, as pessoas como elas são e as situações como elas se apresentam, é uma atitude de sabedoria que nos evita muitos sofrimentos.

Muitas pessoas acreditam que aceitar é acomodar, ser permissivo, ou indiferente. Também não quer dizer que partilho do mesmo ponto de vista do outro, que estou de acordo com a situação como se apresenta, ou do modo de ser e das ações das pessoas.

Aceitar é admitir para nós os nossos pontos fracos, mesmo que abale o nosso ego; é reconhecer e respeitar que cada pessoa tem a sua forma própria de ser, mesmo que seja contrária aos nossos pontos de vista; que cada situação se apresenta de acordo com a necessidade do momento, mesmo que frustrem nossas expectativas.

Muitos de nós nascemos, vivemos e morremos sem nos conhecermos e na ilusão de que existe só o que nossos olhos conseguem alcançar e a nossa inteligência consegue assimilar. Por isso é tão difícil aceitar o diferente, o que nos incomoda, ou o que nos foge a compreensão.

É importante observar que o fato de pessoas, situações ou coisas nos afetarem é porque algo dentro de nós precisa ser avaliado, entendido e modificado, e não a situação externa.

 O poder da transformação está em cada um, somos nós que mudamos a própria realidade e só nós damos permissão ou não para que os fatos nos afetem. Com estas atitudes eliminaremos outras como ficar estagnado se lamentando, queixando, maldizendo, ou vitimizando-se sem tomar qualquer ação que nos auxilie na superação.

Entender que o processo de viver bem e ser feliz depende de nós mesmos e não dos outros é um  grande passo para as nossas conquistas.  Esperar que os outros tragam a felicidade para nós é perda de tempo.

Todos nós estamos caminhando para uma evolução constante e a base de tudo é reconhecer e aceitar que somos seres passíveis a erros e acertos, temos pontos a melhorar mas também temos muitos outros que podem nos sustentar. 

A paciência e a humildade são os sustentáculos da aceitação, da mesma forma que sem a coragem e a perseverança não existe transformação.

Aceite ter atitudes prósperas, independente do que você esteja passando ou da realidade adversa que você tenha criado. Assim vai perceber que a sua realidade se modifica de acordo com os seus pensamentos, atitudes e ações.

Aceite ser feliz, opondo-se a tudo o que possa te trazer sentimentos contrários e irá perceber que quando está no bem tudo corre de forma mais produtiva.

Aceite conquistar seus objetivos com pensamentos otimistas e ações edificantes, assim trilhará o caminho do sucesso e das grandes realizações.


Vera Baptista da Assumpção 24/02/2013