INSCRIÇÕES PARA AS REUNIÕES

sexta-feira, 5 de abril de 2013

REUNIÃO - TEMA: ANSIEDADE - 11 E 25 DE MARÇO DE 2013

MINISTRADO POR:
- VERA BAPTISTA DA ASSUMPÇÃO - PSICANALISTA E PRACTITIONER   EM NEUROLINGUISTICA
- ROSIRIS  NELEIRO MARTINS - PROFESSORA DE HATHA YOGA E MEDITAÇÃO

                           DEPOIMENTOS DE ALGUNS DOS PARTICIPANTES

"A reunião do dia 11 e 25 foi muito proveitosa, foi além das minhas expectativas, pois não imaginava que iria abordar o assunto tão profundamente, e ao mesmo tempo estar relacionado a outras que eu nem fazia idéia, que pudessem tem alguma conexão.

Para mim elucidou vários pontos, e também aprendi que tudo esta no modo de pensar e agir. A princípio parece ser simples, mas não é, se não tivermos alguém capacitado para nos fazer ver onde estamos errando, ficaremos o tempo todo dando voltas sem sair do lugar."

Luciane Batista


"Sou portador de transtorno de pânico a muitos anos e vivencio ansiedade a quase todo momento, seja ela de forma branda ou mais agressiva.

Essa reunião, tão bem ministrada por profissionais da área, possibilitou-me ter uma visão mais realista sobre o que pode acarretar insistir na continuidade de não se atentar em procurar métodos ou meios eficazes para se combater esse mal que tanto nos aflige.

Aprendi que toda cura só depende de mim, na confiança do que sou capaz e principalmente na minha fé em DEUS. É Ele que nos cuida, é Ele que nos rege!

Aprendi também que nas horas mais difíceis, em que nos descontrolamos, nada melhor do que parar por alguns minutos,e relaxar através de uma boa meditação.

Muito Obrigado por mais essa valiosa experiência."

Henrique B.Neto


"Sou muito grata por ter participado da palestra sobre ansiedade.. vejo que é um mal que atinge muitas pessoas. Quanto mais informação sobre o que nos prejudica mais ficamos preparados para lutar e vencer a ansiedade."

Gisele Landin


"Sobre a reunião do dia 11/03/2013 sobre ansiedade, eu achei muito proveitosa, foram abordados alguns pontos importantes para refletirmos e tentarmos nos sentir melhor.

O que eu mais aproveitei dos ítens que aprendi, inclusive já usei várias vezes, foi a respiração que a professora de ioga nos ensinou para nos acalmar. Ela funciona mesmo!!!

Foi muito bom também poder dividir com outras pessoas a "minha dor" e saber que não estou sozinha. Dividir experiências, por pior que elas sejam, é sempre muito bom.

Obrigada pelo carinho com que me recebeu!"

Daniela J. Camargo


"Ansiedade
Quando não permitimos a interferência do medo e da ansiedade na nossa vida, não envenenamos o nosso corpo e espírito."

Cristina Loiola


"Muito interessante esse encontro sobre a Ansiedade, pois nos fez refletir e aprender a lidar com um "Mal" que nos aflige de uma forma muito intensa e tão prejudicial.. Aprendemos que temos que criar mecanismos para fugir do estresse que é um componente da ansiedade, além das técnicas da yoga que complementa tudo o que foi trabalhado. Enfim, o Encontro foi muito prazeroso e produtivo."

Vanda Mattar

QUANDO AS COISAS DÃO ERRADO...

Desde que nascemos não somos capazes de imaginar tudo o que a vida irá nos proporcionar.

Precisamos a partir de então nos prepararmos para saber aproveitar todas as oportunidades que advém no dia a dia e encarar todos os desafios que surgirem.

Tem ocasião em que a nossa chance de crescimento, de conquista e até mesmo de nos safarmos de algum enrosco está na situação que a nosso ver “deu errado”, pois às vezes o que pensamos que “ deu errado” é o que “deu certo”, embora pareça antagônico.

O problema é que só vemos como oportunidade aquilo que “deu, ou pode dar certo”, a partir do nosso ponto de vista.

Vivenciei certa vez uma situação dessas... Estava interessada em prestar consultoria em treinamento para uma determinada Organização. Consegui agendar reuniões com o gestor responsável pela área e negociamos o inicio do projeto. Tudo praticamente pronto para começar quando recebi um e-mail deste mesmo gestor pedindo desculpas e avisando que a consultoria estava suspensa por tempo indeterminado.

Fiquei chateada na ocasião e me perguntando o que poderia ter ocorrido para não ter dado certo dessa forma tão inexplicável, mas há algum tempo tenho comigo de não perder tempo chorando pelo “leite derramado” e prossegui em outras oportunidades.

Passou-se algum tempo e nas voltas que a vida dá encontrei, em um restaurante, o gestor daquela empresa. Ele se apressou em vir conversar comigo, pediu desculpas pelo ocorrido, porque naquela época ele não podia dar muitas explicações, por isso enviou o cancelamento da consultoria por e-mail.

O fato é que na mesma semana em que iríamos iniciar o trabalho foi descoberto um desfalque de material e dinheiro na organização. E pelo que foi constatado o valor era significativo, então todos os funcionários e os prestadores de serviços terceirizados passaram a ser suspeitos e factíveis de investigações. Então, neste momento, cessaram todos os processos de contratações pela empresa. Não preciso dizer que isto causou um transtorno muito grande para essas pessoas e por pouco eu também estaria incluída.

Neste momento caiu a ficha do quanto eu havia sido protegida pela Divindade, se eu já houvesse iniciado o trabalho quanta dor de cabeça teria passado, como ocorreu com as outras pessoas contratadas, que mesmo sem ter ligação com a situação tiveram que passar por constrangimentos até descobrirem os culpados, conforme relato do gestor.

Então pude perceber que o que parecia ter “dado errado” é o que havia “dado certo”. Sem contar que logo em seguida consegui fechar um ótimo contrato com outra empresa .

Desde este dia penso e avalio muito para dizer se algo realmente deu errado e sempre olho para o campo do aprendizado.

Quando as coisas parecem dar errado muitas vezes nos sentimos perdidos, mas pode acreditar que não está, a resposta nem sempre vem de imediato e o aprendizado também nem sempre é tão claro. A paciência será a chave da sabedoria, que nos levará até a resposta e ao entendimento necessário. No imediatismo vemos sempre com os olhos da desesperança. Opte sempre pelo otimismo e por continuar buscando e criando novas chances.

A vida sempre nos traz exercícios diários através dos desafios, o grande lance é como vamos encará-los, se com a lente do transtorno ou da oportunidade. A partir desta decisão o resultado já se define.

Se encararmos como um transtorno, seremos levados a sentimentos e atitudes de pessimismo e estagnação e o resultado tenderá ao fracasso e a frustração. Se encararmos pelo lado da oportunidade criamos otimismo e determinação, a tendência será de realizações e aprendizados, pois até o “não dar certo” servirá positivamente para nós.

E para finalizar quero dividir com vocês uma mensagem de uma escritora que admiro muito:

“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.” – Cora Coralina


Vera Baptista da Assumpção (http://www.verapsicanalista.com.br/)